terça-feira, 14 de abril de 2009

Cinema - 400 contra 1



O filme "400 contra 1 -Uma História do Comando Vermelho" do diretor Caco Souza, foi rodado quase todo em Curitiba, mais precisamente no Presídio do Ahú, desativado desde 2006.
Fiz uma matéria para a revista "Documento Reservado" sobre o filme que promete ser mais um sucesso de bilheterias seguindo a onda de Cidade de Deus, Tropa de Elite e afins.

Para finalizar meu texto conversei com o ex-carcereiro Marcelo Leôncio que trabalhou durante 18 anos nos corredores do presídio que hoje abriga apenas o Centro de Triagem. Conversei também com a atriz Daniela Escobar que vive uma bandida, no sentido literal da palavra, no filme.

Quem quiser conferir é só acessar o site www.documentoreservado.com.br na parte DR Impresso, é a última edição. E quem quiser comprar nas bancas também não tem problema, hehe!

Para ilustrar a matéria resolvi adentrar o presídio e fazer umas fotos, porém tanta burocracia para conseguir a autorização fizeram com que as fotos só fossem tiradas com a revista já nas bancas...
Mas, foi muito legal. O apartamento cenográfico usado na cena que dá nome ao filme - um dos fundadores do Comando Vermelho foi cercado por cerca de 12 horas por 400 policiais e não se rendeu - ainda estava como a equipe de gravação deixou. Deu pra ver também como eles fazem os tiros usando tijolos por trás da parede de madeira...

O segredo dos tiros!!!

Para ambientalizar as cenas vários recortes da época (anos 70) foram colocados nas paredes do presídio. Encontrei até fotos da Maysa, rsrs!


Ah, e para saber mais do filme, que deve ser lançado no final do ano, é só acessar o Blog Oficial -
http://400contra1.blogspot.com/

4 comentários:

  1. Legal, quero ver esse filme.

    http://cheirodegol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. deve ser bacana, quero assistir

    ResponderExcluir
  3. a primeira foto interna do presídio mostra como ficou o Coritiba após a vitória do Iraty

    ResponderExcluir
  4. participei das filmagens,
    eu tava na colonia penal,
    muito bacana a oportunidade que eu tive
    adoreii,
    sem palavra a todos .....
    marcelinho.....

    ResponderExcluir