quinta-feira, 30 de abril de 2009

Mas afinal, o que é Stand-up Comedy

Stand-up comedy é uma expressão da língua inglesa que indica um espetáculo de humor executado por apenas um comediante. O humorista se apresenta geralmente em pé (daí o termo 'stand-up'), sempre sozinho, nunca como um personagem de figurino engraçado. Não usa trilha sonora durante sua apresentação realizando os efeitos que precisam ser feitos com a sua própria voz. Também é chamado de “humor de cara limpa”, por alguns comediantes. Ainda há confusão na diferenciação do humorista stand-up e de outros estilos, como o contador de piadas, o mónologo de humor, o "one man show", gênero semelhante, mas que permite outras abordagens (interpretação de personagens, músicas, cenas).
O humorista stand-up não conta piadas conhecidas do público (anedotas). O texto é sempre original, normalmente construído a partir de observações do dia-a-dia e do cotidiano. Praticamente qualquer coisa pode ser usada como ingrediente na comédia stand-up. Muitos comediantes trabalham durante anos para lapidar 60 ou 70 minutos de material humorístico, que normalmente executam aos pedaços várias e várias vezes, aperfeiçoando lentamente cada piada com o passar do tempo.
O estilo é considerado por muitos um dos gêneros mais difíceis de se executar e dominar, talvez porque o artista em cena esteja desarmado, despido de personagens, apresentando suas idéias à respeito das coisas do mundo, e ainda esteja à mercê da platéia: não raro deve-se ajustar rapidamente sua apresentação de acordo com o humor e gosto de uma platéia específica. Não existem muitas regras sobre os assuntos e abordagens, o que permite uma constante evolução. O Cenário geralmente é: um microfone, um pedestal e, no máximo, um banquinho.
Woody Allen, o célebre diretor, começou fazendo stand-up. David Letterman, o famoso apresentador do Late Show, que deu origem ao Programa do Jô, também. Outros atores como Jim Carrey, Whoopy Goldberg, Billy Cristal, Bill Cosby, Richard Pryor, Ray Romano, Dana Carvey, Robin Williams e Eddie Murphy tiveram o mesmo começo promissor na arte de falar besteira em público.

Serviço:

Santa Comédia - WWW.santacomedia.com.br
Com Fábio Lins, Marco Zenni e Vitor Hugo.
Bar Santa Marta- Rua Bispo Dom José n° 2030- Batel.
Toda segunda-feira, as 21 horas.
Reservas: (41) 3343-2803

Senta pra Rir - www.diogoportugal.com.br
Com Diogo Portugal e Convidados,
John Bull Music Hall - Rua Engenheiro Rebouças, 1645 – Rebouças
Toda terça-feira, as 21 horas
Reservas: (41) 3026-5050

Café Comédia
– WWW.fabiosilvestre.com.br
Com Fábio Silvestre e convidados
Era Só o Que Faltava... – Av. República Argentina, 1334 – Água Verde
Toda terça-feira, as 21 horas
Reservas: (41) 3342 0826

Teatro Regina Vogue – WWW.reginavogue.com.br
Shopping Estação, 2º piso - Av. Sete de Setembro,2775
Telefone: (41) 2101-8292

Nenhum comentário:

Postar um comentário