quinta-feira, 30 de abril de 2009

Rir é o melhor remédio...

Atrações humorísticas tomam conta de Curitiba e vão transformando o cenário municipal

A cidade que sempre foi famosa por seus moradores sisudos se rendeu ao riso. O sucesso do Risorama durante o Festival de Curitiba não foi fato isolado, toda semana shows de Stand-up Comedy e de humor acontecem na cidade atraindo grande público. O gênero está em alta em todo o Brasil e tem seus representantes curitibanos.
Diogo Portugal, um dos mais conhecidos humoristas da capital do Paraná começou sua carreira há muito mais tempo do que imaginam. Em 1995 foi finalista do Prêmio Multishow do Bom Humor Brasileiro, ao lado da comediante Claudia Rodrigues. Dez anos mais tarde se destacou no concurso de humoristas do Fantástico. E assim foi trilhando sua carreira no mundo das risadas. O humorista é curador do Risorama, que visa reunir artistas de várias partes do País, “esse ano tivemos a presença de 35 humoristas durante os seis dias de evento, e um público de 12 mil pessoas, com sessões extras todas as noites”, conta orgulhoso.
Diogo se considera um fruto do Youtube, sucesso na Internet, é um dos humoristas mais vistos na web, com mais de 20 milhões de acessos se tornou um fenômeno entre os internautas. Na televisão, Diogo possui um quadro na Rede Paranaense chamado Louco de Bom, onde há mais de um ano varia o Stand-up Comedy, com personagens, satirizando notícias do dia a dia.
O personagem Elvisley, um motoboy, ficou conhecido pelas participações nas transmissões esportivas de uma rádio da cidade, e alcançou tanto sucesso que o comediante ganhou um quadro no Programa Zorra Total da Rede Globo, nesse ano. “é um personagem muito querido que foi adaptado para uma coisa mais popular, de televisão” explica Diogo. A incursão no programa teve apoio da também curitibana Katiuscia Canoro, que interpreta a Lady Cate. A atriz convidou o diretor do programa Maurício Scherman para assistir ao espetáculo “Hã?! Stand-up Comedy, com Diogo Portugal”, escrito e dirigido pelo humorista, em cartaz no Rio de janeiro. O diretor gostou do que viu e surgiu o convite.


Elvisley, o motoboy

Depois de se apresentar ao público carioca e paulista, Portugal trouxe o show de humor para Curitiba. O espetáculo estreou no Teatro Regina Vogue, dia 9 de abril, e cumpre temporada até dia 28 de maio.
Sozinho no palco e munido apenas com o seu microfone, o artista dispara para platéia suas observações bem-humoradas dos fatos do cotidiano. Para Diogo, os shows são como uma conversa, uma terapia, “é uma contação de causos. O legal é quando se atinge um ponto comum, e o espectador pensa: Putz, já passei por isso”. Sempre com textos renovados, o comediante mostra porque é um dos destaques da nova safra de humoristas brasileiros e do Stand-up Comedy, estilo de humor consagrado nos Estados Unidos e que ganha cada vez mais força no Brasil. Todo show tem um esqueleto com começo, meio e fim e as novas piadas são incorporadas conforme o lugar e a época da apresentação. E da mesma maneira que essas novas piadas entram elas saem quando perdem a importância. Um caso engraçado foi em uma apresentação na cidade de São José dos Campos, o humorista para situar a platéia resolveu fazer piada com o caso da Deputada Ângela Guadagnin do PT, que dançou no plenário ao saber da absolvição do seu colega de partido João Magno em processo de cassação. O que ele não esperava é que ela estava na platéia, “foi uma saia justa, mas foi muito divertido também”.
Além dos textos, Diogo Portugal, empunhado de seu violão, canta algumas músicas com letras bem humoradas, acrescentando um diferencial neste consagrado estilo de humor norte-americano. Todo esse reconhecimento não caiu do céu, “o curitibano é muito exigente, nós somos muito cobrados. Mas, fico feliz por ter colaborado com o cenário humorístico da cidade que quando comecei quase não existia”, conta. Agora, bastante conhecido, o humorista passa por situações inesperadas, “quando saio a noite sempre vem alguém pedindo para eu contar uma piada, uma vez eu estava no banheiro e juntaram uns 30 caras em volta gritando: conta, conta”, diz se divertindo com o acontecido. Todas as terças-feiras as 21 horas, Diogo Portugal recebe convidados no palco do John Bull Music Hall com o humorístico “Senta pra rir”.



E essa não é a única opção para quem pretende sair de casa e dar boas risadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário