terça-feira, 31 de março de 2009

Futebol! Futebol! Futebol!

O Atlético parece mesmo estar vivendo seu inferno astral, mas ao contrário do que dizem os astrólogos ao invés de encerrar começou no dia de seu aniversário. Após vencer no tapetão e conseguir mandar os 7 jogos da segunda fase em casa, o Furacão sucumbiu diante do J. Malucelli e perdeu a vantagem dos dois pontos extras. Para piorar, o mais raçudo de seus jogadores, o volante Valência, sofreu uma luxação acrômio clavicular grau cinco no ombro direito. O que acrômio clavicular grau cinco quer dizer não tenho a mínima idéia, mas em português claro, ele deve ficar fora da partida contra o Paranavaí na próxima quinta-feira.

Já o Coritiba está nas nuvens. A torcida Coxa-branca foi atendida e Jamelli pediu as contas. Após quase um ano de trabalhos (ou não) o diretor de futebol decidiu se desligar da equipe. O pedido foi aceito pelo presidente Jair Cirino e, provavelmente, comemorado pelo técnico Ivo Wortmann. A gota d' água para Jamelli foi a escalação do volante Rodrigo mancha. O jogador estava afastado por não ter nem conversado sobre renovação e assinado um pré contrato com o Santos. Para Ivo, o atleta tem qualidade para ajudar a equipe na busca pelo Bicampeonato.

O Paraná vive dias de paz. Apesar da fraca atuação frente ao Cianorte, fez a lição de casa e somou os 3 pontos. Agora o tricolor arruma as malas e segue viagem para Rolândia onde enfrenta o Nacional, melhor do interior na primeira fase. O técnico Velloso busca manter o excelente aproveitamento que teve desde que desembarcou na Vila Capanema. Fora de campo a diretoria paranista busca aumentar sua cota de Televisão na série B do Brasileirão.

E amanhã é dia de seleção na televisão!!! é bom rezar pra não vermos mais um fiasco em nosso território. Torcer para os Gaúchos Dunga e Ronaldinho fazerem bonito em sua terra natal... tá sei que estou sonhando demais... Ronaldinho fora de forma, parece que esqueceu o futebol que encantou a mim e ao resto do mundo. E o Dunga?? teimoso como uma porta, insiste em transformar a seleção em um time que joga na defesa...

segunda-feira, 30 de março de 2009

Fim de Semana de Brasil, nas pistas e no campo


Para todos que achavam que ele estava acabado e aposentado, veio o tapa de luva de pelica. Rubens barrichello subiu ao pódio na primeira corrida da temporada 2009 na Austrália. Quem acordou as 2 da manhã e acompanhou a corrida pode ver a dobradinha da nova e polêmica equipe Brawn GP. O pimeiro lugar ficou com o inglês Jenson Button.

A Seleção brasileira entrou em campo na altitude de Quito contra o Equador em jogo válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010. Em dia inspirado do goleiro Júlio César a seleção canarinho não resistiu e cedeu ao empate já no finalzinho da partida. O gol brasileiro foi marcado por Júlio Baptista que havia acabado de entrar na partida. Com esse resultado o Brasil cai para a 4ª colocação.

Após 11 horas de viagem a seleção desembarcou em Porto Alegre onde enfrenta o Peru na noite de quarta-feira. O meia Kaká recuperado de contusão deve assumir a vaga de Ronaldinho Gaúcho que teve atuação discreta contra o Equador.

Quarta-feira então, todo mundo junto com a seleção. O amor a amarelinha precisa voltar a acender em todos nós!!!

Coritiba sai na frente na luta pelo título

Quatro jogos abriram a segunda fase do Campeonato Paranaense de 2009. Antes todos estavam marcados para o mesmo horário, mas a Secretaria de Segurança Pública de Curitiba interveio e comunicou a Federação Paranaense que não seria possível controlar as 3 torcidas circulando pela cidade ao mesmo tempo. Um absurdo, mas necessário. Apesar de todo o cuidado, confusões aconteceram em terminais de ônibus e pela cidade afora. Uma vergonha que muita gente ainda não sabe que futebol é lazer e diversão e não uma guerra. mas, voltando a bola rolando que é o que interessa:

O Coritiba venceu o Paranavaí por 3 X 0 e somou 4 pontos. Contou com a ajuda do tropeço do Atlético que perdeu de virada em casa para o J. malucelli pelo placar de
2 X 1. Com esses resultados o Coxa assume a ponta da tabela e a vantagem de 2 pontos ganhos pelo Furacão foi derrubada.

O Paraná CLube mesmo jogando mal conseguiu somar os 3 pontos vencendo o Cianorte na Vila Capanema por 1 X 0.

A única partida disputada fora da capital paranaense foi entre Nacional e Iraty na cidade de Rolândia. O time da casa venceu por 3 X 1.

A classificação ficou assim*:

1 Coritiba 4
2 Nacional 3
3 J. Malucelli 3
4 Paraná 3
5 Atlético 2
6 Cianorte 0
7 Iraty 0
8 Paranavaí 0

*Pontos somados

A próxima rodada será na quinta-feira, 02 de abril. Confira os jogos:

21h45 Atlético x Paranavaí
19h30 Coritiba x Cianorte
15h45 Nacional x Paraná
15h30 J. Malucelli x Iraty

Festival de Curitiba


Chegou ao final a 18ª edição do Fetsival de Curitiba. O evento mudou a rotina da cidade durante seus 12 dias de duração. A Mostra Contemporânea (com curadoria) teve 25 espetáculos e o Fringe (livre) teve cerca de 290 peças. Várias festas e manifestações culturais agitaram a cidade nos últimos dias. Ao chegar ao fim ficou a saudade e o gostinho de quero mais que só será saciado no próximo ano.

A cada ano que passa mais o público se interessa pelas atrações do Festival, lotando todos os espaços destinados cultura.

Mesmo chegando ao fim a programação dos teatros de Curitiba continuam fervorosas durante todo o ano. Então, para quem se divertiu nas últimas semanas fica o recado, privilegiem nossos artistas o ano todo!!!

"Desligue a TV, vá ao teatro"

Fim da Primeira Fase - Paranaense 2009

Ao final da 15ª rodada, se classificaram Atlético-PR, Coritiba, Nacional, Malucelli, Paraná, Iraty, Cianorte e Paranavaí. Mesmo superando o Coritiba na despedida, o Londrina foi rebaixado à Divisão de Acesso do Estadual. Com o Tubarão descem também o Foz e o Iguaçu.
Atlético-PR (1º colocado) leva 2 pontos extras e Coritiba (2º) vai com 1 para a segunda fase.

O Atlético venceu também fora de campo. No julgamento do STJD conseguiu levar ao pé da letra o artigo 9 do regulamento do estadual que dizia que o melhor colocado disputaria as 7 partidas da segunda fase em casa. O Supermando, como foi chamado, deve dar vantagem ao rubro-negro que conta cerca de 20 mil sócios que lotam as arquibancadas todo jogo.

No dia 26 de março o Atlético comemorou seus 85 anos de história com um jantar no restuarnte Madalosso reunindo quase 3 mil torcedores. O evento marca o início de uma nova era no Furacão. Onde diretoria e torcida correm juntos.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Quarta é dia de jogo na Televisão!!

Como sou de Curitiba este espaço será dedicado quase que exclusivamente a assuntos relacionados aos times paranaenses.

Hoje será a última rodada da primeira fase da competição. A briga para se classificar entre os 8 melhores ou para escapar do rebaixamento é o ingrediente principal dessa quarta-feira.

Confiram os jogos de hoje:

15:30 | Nacional x J. Malucelli
Os únicos garantidos na próxima fase fora a dupla Atletiba se enfrentam hoje para definir quem será o terceiro colocado. O confronto será em Rolândia.

15:30 | Iraty x Cianorte
Os dois estão livres do rebaixamento e um empate pode classificar ambos. Mas a garantia mesmo é para que vencer. Os dois times entraram em campo com técnico novo. Enéas Camargo no Iraty e Ivo Secchi no Leão do Vale, Cianorte.

21:45 | Atlético-PR x Eng. Beltrão
As vésperas de comemorar 85 anos de história o Atlético terá que convencer sua exigente torcida. Vindo de duas derrotas consecutivas (Cianorte e Paranavaí) o Furacão já está praticamente garantido como primeiro colocado nesse fase. A desconfiança é quanto a qualidade do elenco e o temor do fatídico Brasileiro de 2008 se repetir. Podendo ser fatal dessa vez. Novidades: Galatto volta a vestir a camisa 1(lugar de onde nunca deveria ter saído) e o lateral-direito Alberto tem nova chance de mostrar seu futebol, já que Zé Antônio está suspenso. Rafael Moura, um dos artilheiros da competição com 7 gols marcados, também está fora por suspensão. O ataque atleticano será formado por Lima e Júlio César. O Engenheiro busca a vitória para não depender de ninguém na luta contra o rebaixamento.

21:45 | Paraná x Iguaçu
O Tricolor da Vila afastou o fantasma do rebaixamento e já sonha com voos mais altos. A intenção do técnico Veloso é conseguir ficar com o 4º lugar. Para isso precisa vencer e torcer para que haja um vencedor entre Nacional X J. Malucelli. Difícil, mas não impossível. O iguaçu, parceiro do Paraná (tem 9 atletas emprestados do Tricolor), briga para permanecer na série A do estadual. Precisa vencer e ainda torcer por dois tropeços dos adversários diretos na ponta inferior da tabela.

21:45 | Londrina x Coritiba
O Coxa não tem muito o que almejar. O segundo lugar já é seu. A única, e remota, chance de conquistar o primeiro lugar é vencer por uma diferença de 11 gols, além de torcer por um tropeço do arqui-rival Atlético. Do outro lado do campo a segunda divisão bate a porta do LEC. O time londrinense precisa ganhar e torcer por uma série de combinações de resultados para escapar da degola. O time que disputará a série D do Brasileirão está prestes a conquistar mais um "título de rebaixamento".

21:45 | Cascavel x Paranavaí
Os donos da casa podem ir do céu ao inferno em minutos. A derrota implica no rebaixamento enquanto a vitória pode trazer a classificação. O Paranavaí depende apenas de si próprio para passar de fase, mas estará desfalcado do artilheiro Edenilson (marcou dois contra o Atlético) que está gripado e fica de fora da partida.

21:45 | Toledo x Foz do Iguaçu
A briga é para não cair. Mas como tudo ainda está bastante indefinido pode ser que a equipe vencedora figure entre os oito melhores ao final da noite. O perdedor dificilmente escapará de cair.


***
Esses jogos as 21h45 são "pracabá" com os jogadores e principalmente com os torcedores, mas a Globo manda e a gente obedece, rsrs!***

A Cabra ou Quem é Sylvia?

Desde que fiquei sabendo quais as peças viriam à Curitiba no 18º Festival de Curitiba fiquei louca para assistir "A Cabra". A peça é dirigida pelo apresentador Jô Soares e tráz no elenco Gustavo Machado, Francarlos Reis , Denise Del Vecchio e o sensacional José Wilker. Esse último, confesso, foi o motivo de eu querer tanto assistir a montagem. Consegui um ingresso aos 45 do segundo tempo e fui me deliciar na platéia do Teatro Guaíra. A história é basicamente sobre um casal perfeito e feliz que entra em crise após a revelação de que ele tem uma amante. Tudo normal se a outra em questão não fosse uma cabra, rs! O tempo todo fiquei dando risadas e foi muito divertido. Fora que os atores são excelentes, todos! Mas o José Wilker foi o "bam bam bam" da noite. Ele consegue ser ainda melhor ao vivo!!!
Não vou contar mais sobre a peça, mas recomendo, muito boa e engraçada...
O que mais me encomodou foram os momentos que antecederam o espetáculo. A falta de "simancol" das pessoas é enorme! O horário marcado era 21horas e mesmo passados 10 minutos muita gente ainda estava de pé dando tchauzinho para amigos. A platéia, aliás, foi um "show" a parte. Muita elegância e perfumes misturados. Tanto perfume que atacou minha renite, rs! E logo ao início da encenação vários barulhos de latas se abrindo se confundiam com as primeiras falas do "Zé". Fala sério!! Educação ficou em casa?? Ou ela não comprou ingresso??
Fora as coisas ruins, um senhor grisalho me chamou atenção logo que me sentei (20 minutos antes das 21h). Ele procurava atento o número da sua cadeira, com notável dificuldade para enxergar. Era daqueles senhores "distintos" que você reconhece a quilômetros de distância. Sacou do bolso um binóculo desses de assistir ópera, todo cromado, lindo! E quando dois jovens com dreads no cabelo, alargadores e tatuagens passaram em sua frente manteve a descrição que lhe era peculiar, mas fiquei olhando atenta para ver se ele dava uma espiada de canto de olho, e deu! Sabia! Eles se chocam, rs! Mas enfim, esse senhor foi uma das coisas mais legais da noite. Como diria Hebe Camargo, achei ele uma gracinhaaaa!

Aos demais, quando forem ao teatro não se esqueçam que não é cinema e que o barulho que você provoca chega até os atores principais tirando a concentração. Silêncio durante a apresentação né!!

terça-feira, 24 de março de 2009

Boas Vindas!!

Há tempos queria fazer um blog para expressar minhas opiniões sobre o que mais gosto na vida: Futebol!
Esse primeiro post é um breve resumo sobre minha relação com o esporte bretão.
Desde muito pequena acompanhei futebol por influência de meu pai e tios. A primeira lembrança clara que tenho é da Copa de 90 quando perdemos para a Argentina, eu não entendia quase nada e só me recordo de ter ficado chorando.
Na Copa seguinte já estava mais por dentro do assunto no auge dos meus 11 anos. Com o Tetracampeonato em mãos me apaixonei e desde então acompanho tudo. Tive uma adolescência diferente da maioria das meninas da minha época. Eu era fissurada em futebol. Discutia com os meninos sobre os gols da rodada, fazia os álbuns do Campeonato Brasileiro e, meus ídolos eram todos jogadores. O maior deles na época de tietagem era o atacante do Flamengo Sávio. Tinha, na verdade tenho até hoje, uma pasta com tudo que saia dele na imprensa e guardo também com muito carinho uma camisa que ele me deu depois de me ver chorando de emoção ao vê-lo. Intimidades a parte, rsrs.. a questão é que a cada ano fui me apegando mais ao esporte até que decidi cursar jornalismo exclusivamente para um dia poder trabalhar com futebol. Depois de formada fiz uma Pós em Comunicação Esportiva e a certeza de que escolhi a coisa certa só aumentou. Após muitas batalhas consegui, finalmente, começar a realizar meu maior sonho. Hoje faço alguns jogos do Campeonato Paranaense pela Rádio Mais AM 1120 (Curitiba). E, com toda certeza, esse é só o começo de uma carreira longa que pretendo seguir.

Ah, não me acho a mais entendedora do assunto, por esse motivo sempre busco estudar Futebol. Leio livros, acompanho programas e admiro muito todos que, como eu, sabem que Futebol é coisa séria. FUTEBOL É CULTURA!!!