quinta-feira, 6 de agosto de 2009

A Pedreira é Nossa!

Encabeçado pelo jovem vereador Jonny Stica juntamente com empresários dos grandes eventos artísticos de Curitiba, estudantes, comerciantes do Abranches e a sociedade civil, inconformados com o fechamento da Pedreira Paulo Leminski, foi lançado um projeto para a reabertura do espaço artístico mais famoso da cidade. Para isso, fizeram um abaixo assinado que até agora recolheu pouco mais de 11 mil assinaturas. Através dessa mobilização, vão pleitear um acordo junto ao Poder Judiciário, que acatou uma ação do Ministério Público e fechou o local para shows em agosto de 2008, trazendo inúmeros prejuízos para a classe artística, para a cultura e a economia de Curitiba. A Pedreira Paulo Leminski foi o marco que colocou Curitiba no mapa dos grandes eventos musicais. A imponência do local - que não por acaso, ostenta o nome do grande poeta curitibano -, aliada à sua acústica, criou a mística da Pedreira, sinônimo de apresentações inesquecíveis mundo afora. Desde o final de 2007, quando a Justiça acolheu um pedido de liminar interposto pelo Ministério Público do Paraná em nome de 134 descontentes e fechou a Pedreira, dezenas de atrações deixaram de passar por Curitiba. Antes disso, a cidade ostentava a terceira posição no Brasil como destino de shows internacionais, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Com o impedimento legal, Curitiba só viu os artistas sobrevoando a cidade em direção à Florianópolis ou Porto Alegre. Pior: os empresários locais acabaram enfrentando um efeito dominó que dificultou também a vinda de shows menores, já que a cidade perdeu credibilidade perante os produtores nacionais. E não é só na esfera musical que a cidade perde. Com a diminuição dos eventos, os setores ligados ao turismo, como o hoteleiro e gastronômico, também amargaram suas perdas. Quem for a favor da reabertura da Pedreira Paulo Leminski pode assinar o abaixo assinado através do site WWW.apedreiraenossa.com.br, é só colocar nome completo e CPF e ficar na torcida.

2 comentários:

  1. Até que a preocupação cultural é válida, mas os moradores da região não merecem o caos que os organizadores simplesmente não coibiam quando a pedreira estava aberta.

    Houve um acordo em juízo, no sentido de limitar os horários máximos de shows. NO primeiro show após ele (sertanejo) o horário foi descumprido, o que era para se encerrar a meia noite acabou as 5 da madrugada, e ensejou a decisão judicial, basicamente porque os organizadores afirmaram NÂO TER CONDIÇÕES de impedir o abuso.

    Penso que a Pedreira pode ser reaberta, mas é preciso deixar claro que a discussão principal não é sua utilização, mas a segurança e tranquilidade dos moradores (o bairro é residencial) e isso, o vereador Stica não inclui em seus discursos, que buscam demonizar as pessoas que foram à Justiça buscar seus direitos.

    A má educação das pessoas ao fim dos shows é problema dos organizadores. Cabe a eles contratarem seguranças e fazerem a dispersão das pessoas, cuidando dos direitos das pessoas que vivem à volta do lugar. Mas no fatídico show sertanejo, os organizadores ganharam sua grana e jogaram o problema da péssima educação do público nas autoridades e quem pagou a conta foram os moradores, que ficaram sem uma noite de sono.

    A Pedreira é patrimônio cultural de Curitiba, mas cultura nenhuma é válida se não se respeitam direitos fundamentais de pessoas de bem, como o do DESCANSO na segurança do lar.

    ResponderExcluir
  2. Concordo em tudo Fábio. Acredito que precisa ser acordado algo que seja bom para todos. Tenho amigos na região e já ouvi reclamãções mas, com toda certeza é o lugar mais lindo em que já assisti shows!

    ResponderExcluir